IPB assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos | IPB - Instituto Profissional da Bairrada

IPB assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Na senda daquilo que é a afirmação do Instituto Profissional da Bairrada enquanto escola de referência empresarial, os nossos alunos abraçaram o Dia Internacional dos Direitos Humanos e quiseram mostrar à região da Bairrada que, para além da componente profissional, também os valores humanos pessoais e sociais estão presentes no seu dia-a-dia.

Nesse contexto, desenvolveram diversas atividades em contexto escolar, designadamente a elaboração de um handout/desdobrável para assinalar o dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Pé na estrada, lá foram os nossos alunos visitar organismos/entidades públicas e privadas e comércio em geral de Oliveira do Bairro e de Águeda, com o objetivo de sensibilizar e alertar consciências para o dever de cada um de nós em respeitar integralmente os Direitos Humanos, participando assim na construção de um mundo cada vez mais justo, solidário e democrático, em que impere a igualdade entre todos.

Sendo este tema de crucial importância e significado para todos os povos do mundo, importa lembrar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização Mundial das Nações Unidas afirma que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, dotados de razão e de consciência, e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. Acrescenta ainda que esta declaração “tem como objetivo evitar guerras, promover a paz mundial e de fortalecer os direitos humanitários” (ONU).

E porque esta atividade superou as nossas expectativas pela dimensão tão significativa que atingiu devido à receção e adesão das populações que connosco trocaram ideias sobre este tema, queremos aqui agradecer, de forma simbólica, a escuta ativa, o carinho e o estímulo que os alunos do IBP receberam das diversas entidades, tais como, Câmara Municipal, Tribunal Judicial, Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros Voluntários, GNR, Tribunal de Família e Menores, Biblioteca Municipal; CTT; Delegação de Turismo, e todo o comercio local de Águeda e Oliveira do bairro.
A todos, sem exceção, o nosso bem-haja!