IPB na finalíssima do Prémio Ciência na Escola 2016 – Fundação Ilídio Pinho | IPB - Instituto Profissional da Bairrada

IPB na finalíssima do Prémio Ciência na Escola 2016 – Fundação Ilídio Pinho

Nos dias 20 e 21 de setembro os alunos Sérgio Reis, David Agostinho e Leonardo Santos do 2º e 3º ano do curso Técnico de Eletrónica Automação e Comando, acompanhados pelos professores Flávio Reis e Fernando Gandarinho, estiveram presentes na final da 13ª edição do Prémio Ciência na Escola, que se realizou no Agrupamento de Escolas do Pinhal Novo onde apresentaram o seu projeto “IPB Fresh Vending”. Alunos e professores estão de parabéns pela qualidade do projeto apresentado assim como o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. O IPB – Instituto Profissional da Bairrada reconhece que são estes momentos, participações e iniciativas que desenvolvem características dinâmicas e empreendedoras nos jovens para enfrentarem de um modo sólido e robusto os desafios futuros da nossa sociedade.
Os alunos do IPB tiveram a oportunidade de conversar e explicar o projeto ao Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa, que na sua palestra feita ao final do dia os referiu como um excelente exemplo de empreendedorismo e ciência na escola. O projeto continuou a despertar o interesse de todos os visitantes à mostra da ciência que unanimemente foi caracterizado como uma excelente ideia inovadora. Para culminar, os alunos foram abordados pelo Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues e pelo Primeiro-ministro de Portugal, Doutor António Costa, que demonstraram interesse no projeto apresentado e nas respostas que este oferece à sociedade.
Esta edição contou com cerca de 3000 participantes, entre alunos, professores, autarcas, representantes das universidades, empresários, Sua Excelência O Duque de Bragança, Dom Duarte, o Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa, Secretário de Estado da Indústria, Doutor João Vasconcelos, Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, Primeiro-ministro de Portugal, Doutor António Costa, Delegados Regionais de Educação, assim como, o Coordenador Nacional do Projeto Ciência na Escola, Dr. António Proença, o Presidente do Prémio Ciência na Escola, Prof. Joaquim Azevedo e o Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Eng.º Ilídio Pinho.
Dos 1044 projetos a concurso, envolvendo 120.000 alunos e professores, foram chamados a esta final apenas 100 projetos, pelo que a presença do IPB, nesta que foi a sua primeira participação, deixa claramente vincada a atitude inovadora e empreendedora desta Instituição.
O projeto – “IPB Fresh Vending” presente na fase final, consiste num sistema de monitorização em tempo real das máquinas de vending de produtos alimentares. Este projeto, que desde o início teve o apoio incondicional da empresa “Canecão Dflm Serviços E Distribuição De Máquinas Automáticas, Lda.” Que nele reconheceu todas as mais-valias para este setor, como por exemplo a capacidade de evitar a rutura do stock de alimentos, assim como, e de entre outros, o baixo custo da implementação do sistema em qualquer máquina de vending. Do lado do consumidor este projeto garante uma maior “frescura” e variedade dos produtos alimentares disponíveis evitando o desperdício e contribuindo ainda para a disponibilização de produtos frescos e saudáveis.

Equipa e o apoio do Diretor do Instituto Profissional da Bairrada Eng. Nuno Santos

O Projeto Ciência na Escola apoiado pela Fundação Ilídio Pinho tem como objetivo principal motivar todos os alunos para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas, estimulando assim o interesse pelas ciências, através do apoio a projetos inovadores. Estes projetos têm um caráter eminentemente prático e multidisciplinar, mobilizando as várias áreas curriculares para o seu desenvolvimento, e envolvendo os estudantes em experiências e trabalhos de grupo, que lhes permitam reconhecer a importância do conhecimento e do método científico.

Equipa: Prof. Fernando Gandarinho, Sérgio Reis, Leonardo Santos, David Agostinho e Prof. Flávio Reis

Alunos explicam projeto ao Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa