IPB vence Prémio SIC Esperança Rock In Rio Escola Solar | IPB - Instituto Profissional da Bairrada

IPB vence Prémio SIC Esperança Rock In Rio Escola Solar

A Fundação Comendador Almeida Roque -Instituto Profissional da Bairrada – foi a Instituição vencedora da 7.ª edição do Prémio SIC Esperança Rock In Rio Escola Solar, com o projeto “GEAS – Gestão Eficiente de Águas Sanitárias”. Foram rececionados mais de 200 projetos de Instituições de Solidariedade Social de todo o país. Assentes nos critérios explícitos no Regulamento do prémio, a equipa da SIC Esperança foi a responsável pela escolha do vencedor.

O projeto vencedor consiste no desenvolvimento de um Kit universal, de controlo totalmente mecânico, que tem como objetivo reaproveitar a água do duche para as descargas do autoclismo, reduzindo o desperdício de água. Cada vez que se toma banho, existe um período de espera até que a água atinja a temperatura ideal e, durante esse tempo, estima-se que são desperdiçados em média 10 litros de água. A Fundação propõe-se a instalar 20 Kits de poupança em 20 agregados numerosos do concelho de Oliveira do Bairro, aliviando esta despesa e contribuindo simultaneamente para a preservação de um bem essencial à vida, a água.

A verba para o financiamento do prémio foi gerada através da venda de eletricidade, produzida por painéis solares instalados pelo país, na sequência da 1.ª edição do projeto escola solar do Rock in Rio.