APTIPRO 2016 - Um concurso de Projetos Tecnológicos | IPB - Instituto Profissional da Bairrada

APTIPRO 2016 – Um concurso de Projetos Tecnológicos

No passado dia 12 de julho, pelo segundo ano consecutivo, realizou-se no Instituto Profissional da Bairrada o APTIPRO, um concurso de Projetos Tecnológicos concebidos e produzidos pelos alunos finalistas dos cursos profissionais da área da Eletrotecnia, pertencentes a escolas secundárias e profissionais de todo o país.
Nesta, que foi a 7ª edição do evento, com o apoio da ANQEP-Agencia Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, estiveram presentes 18 escolas, contabilizando 36 protótipos tecnológicos.
Esta iniciativa tem como principal objetivo, entre outros, motivar os alunos, permitindo-lhes evidenciar, perante o mundo empresarial, as aprendizagens e competências adquiridas ao longo do curso, refletidas na concretização prática de um protótipo no âmbito da Prova de Aptidão Profissional desenvolvida no último ano do curso.
Ao longo do dia, um júri composto por 5 representantes de empresas deste setor, avaliou os projetos em causa através do contacto direto com os mesmos, mas também pela realização de questões técnicas aos alunos responsáveis pela construção dos protótipos.
Desta avaliação, foram selecionados 6 protótipos cuja defesa foi feita, num auditório perante uma plateia de 140 pessoas.
O grande vencedor foi o projeto “Water Wise” da Escola Profissional FORAVE de Vila Nova de Famalicão, o protótipo foi desenvolvido pelos alunos Paulo Maciel e Pedro Moreira, devidamente acompanhados pelo professor Carlos Nunes, através deste sistema a equipa garante a poupança de água nas casas de banho, evitando o desperdício desta, enquanto ainda não está quente para banhos. Alunos e professor foram premiados com material elétrico de vários patrocinadores, avaliados em mais de 1500 euros que certamente irão utilizar noutros projetos de elevado valor tecnológico.
Muitos outros prémios foram também distribuídos, desde duas Menções Honrosas (Pelletizadora – Escola Profissional de Coruche e Smart Motor Jacket – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal), bem como prémios para Escola Preferida, Escola Estreante, Extra PAP, Melhor Relatório, Melhor Vídeo e Melhor Ideia Inovadora.
O evento contou com visitas de estudo de várias escolas da região e também com a presença da Vereadora da Educação da CMOLB, Professora Elsa Pires.
No final do dia a certeza de que todos saíram satisfeitos sendo mais uma vez reforçada a imagem dos Cursos Profissionais.
A organização do evento constituída pelo IPB – Instituto Profissional da Bairrada e pela ANPEE – Associação Nacional de Professores de Eletrotecnia e Eletrónica agradece a todas a empresas parceiras que patrocinaram o evento.