O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, recebe no próximo dia 6 de junho, segunda-feira, às 20h00, o evento “Linka-te aos Outros”, uma iniciativa promovida pelo Instituto Profissional da Bairrada (IPB) e pela Escola Profissional de Aveiro (EPA), que pretende dar a conhecer três projetos premiados recentemente: o “Projeto Costuras” e o “Projeto Emocion’Arte”, da EPA e o resultado da participação do IPB na 4ª Edição do evento “É Preciso ter Lata! Canstruction® Portugal”, cuja beneficiária local escolhida foi a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.
Este evento dirigido a convidados, mas aberto à comunidade que em geral, pretende dar a conhecer e sublinhar a aposta destas escolas na ligação à comunidade local, na atenção a problemas sociais concretos para os quais podem contribuir e na aposta pedagógica em métodos colaborativos e metodologias de projeto.
O evento contará com a presença dos representantes das várias entidades e ainda da Fundação AMI, entidade cofinanciadora das atividades da EPA, e da Organização do “É Preciso ter Lata! Canstruction® Portugal”.
A Escola Profissional de Aveiro venceu, com 2 projetos, o prémio “Linka-te aos Outros” promovido pela Fundação AMI. Este prémio consistiu na apresentação de iniciativas de voluntariado juvenil com vista à resolução de problemas sociais locais, identificados pelos próprios jovens alunos. Os projetos premiados, a cargo de alunos da EPA, receberam apoio por parte da AMI para o desenvolvimento das suas atividades e vão agora apresentar-se à comunidade. Um deles é o “Projeto Costuras”, uma iniciativa que disponibiliza brinquedos adaptados a crianças com multideficiência através da conversão funcional de brinquedos usados. Esse trabalho é desempenhado por alunos que, voluntariamente, colaboram na Oficina do Brinquedo Adaptado e aí desenvolvem as necessárias transformações desses brinquedos. O outro é o “Projeto Emocion’Arte”, orientado para a promoção de atividades artísticas e de expressão plástica, procurando aliar as emoções às artes e, desse modo, promover o desenvolvimento de competências motoras, emocionais e cognitivas. Desta forma, os alunos voluntários contribuem para a inclusão social de pessoas com deficiência. No evento do próximo dia 6 serão apresentados os resultados destes projetos de voluntariado juvenil ao longo dos últimos meses, bem como as suas perspetivas de futuro. As apresentações estarão a cargo dos próprios alunos envolvidos, num total de 7 jovens.
No que diz respeito ao Instituto Profissional da Bairrada (IPB) o projeto que será apresentado é o resultado da sua participação na 4ª Edição do evento “É Preciso ter Lata! Canstruction® Portugal” – um criativo concurso interescolas de esculturas construídas integralmente com latas de alimentos em que o resultado das esculturas realizadas com latas reverte inteiramente a favor de um projeto comunitário indicado pelas escolas participantes.
Para esta participação do EPTL, que decorreu nos dias 29 e 30 de março em Gondomar, o IPB mobilizou a comunidade escolar na angariação de latas de conserva e levou a concurso, com outras 36, uma escultura de um “QR Code” que podia ser captado por qualquer dispositivo móvel com devida aplicação instalada, dando acesso direto à página de internet do principal patrocinador da equipa, a COMUR, Fábrica de Conservas da Murtosa. Com esta escultura que envolveu 2000 latas o IPB conquistou 2000 latas de conserva que serão entregues à Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro para que através da sua rede de apoio e resposta social as faça chegar a quem mais precisa.




